quinta-feira, 28 de agosto de 2008

minha terra


tardes da minha terra doce encanto
como eu vos quero e amo tanto tanto horas bem ditas leves como penas
horas de fumo e cinza horas serenas horas de dor em que sou santo



feixo as palpebras roxas quaze pretas que pouzam como duas violetas
azas leves cansadas de voar
e minha boca tem uns beijos mudos e minhas maos uns palidos veludos
que traçam gestos de sonho pelo ar




Árvores do Alentejo Horas mortas...
curvadas aos pés do MonteA planície é um brasido...
e, torturadas,As árvores sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a bênção duma fonte!
E quando, manhã alta, o sol postonte
A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,

Esfíngicas, recortam desgrenhadas

Os trágicos perfis no horizonte!
Árvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!
Árvores! Não choreis! Olhai e vede:


-Também ando a gritar, morta de sede,



Pedindo a Deus a minha gota de água!

Florbela Espanca

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois de estar ali, aqueles poucos dias, a stressar, a deprimir, a sofrer silenciosamente, eis que apareceste tu priminha, contigo trouxeste a Marisa e tornaram aquela minha tarde numa diferente de todas as outras que se tinham passado naqueles dias, voltaram a fazer-me sorrir, ja nao o conseguia fazer, devido às mais invariadas razões da vida, e vocês devolveram-me isso, OBRIGADO PRIMUXA...sabes que apesar de não nos vermos muito e de tu pertenceres ao JET 7 que és muito importante para mim e um ser humano espectacular e cheia de vida pela frente e que a vives, daquela maneira bem especial que só tu a sabes viver, às vezes gostava de ser mais como tu, de estar muitas mais vezes contigo, mas quero que saibas que estejas onde estiveres, esteja eu onde estiver que nunca te esqueço.
Quanto ao nosso Alentejo, fico contente por finalmente teres percebido que tem algo de especial, que tem qualquer coisa mágica (deve ser da sopa), que tem umas pessoas espectacularmente lindas, tu percebes-me, só percebeste este ano, mas já sei que o Alentejo te conquistou...deixo-te um beijo muito grande de boa noite prima***estarei sempre contigo***